Por correrem risco de infecção pelo coronavírus, por conta da natureza do trabalho que exercem, técnicos da Defesa Civil de Contagem e fiscais de Postura, Meio Ambiente e Transcon foram vacinados contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/4). Para esse público foram disponibilizadas 111 doses da vacina.
Assim como as Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, os fiscais estão envolvidos em ações de inspeção e vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, conforme determina o Decreto 102/21 da Prefeitura de Contagem.
Os agentes são responsáveis por fiscalizar comércio, indústria e serviços quanto ao cumprimento de protocolos sanitários exigidos pelo decreto. Eles também integram, ao lado da Guarda Civil de Contagem e da Polícia Militar (PMMG), as operações da Patrulha Pacto pela Vida, que são realizadas em diversos pontos da cidade, inclusive na desmobilização de eventos clandestinos.
Já a Defesa Civil atua diretamente na prevenção e proteção da população e, assim como o Corpo de Bombeiros, compõe grupos de salvamento e atendimento a desastres. O órgão é responsável por vistoriar residências e áreas públicas, socorrer vítimas de acidentes geológicos e hidrológicos, entre outras ações que aumentam o risco de exposição ao coronavírus.
A natureza da função desses agentes os enquadra na categoria de profissionais aptos a receberem a dose do imunizante, conforme critérios técnicos definidos em consonância com as normativas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Para a diretora de prevenção e monitoramento da Defesa Civil, Fabiana Jardim, a notícia de que seria vacinada trouxe alívio. "Não podemos parar, precisamos continuar ajudando as pessoas. Nossos atendimentos são feitos pessoalmente e, agora, iremos realizá-lo de forma mais tranquila. Foi importante sermos imunizados, pois fazemos parte da linha de frente e acabamos numa situação de exposição grande. A vacina vai nos possibilitar dar seguimento ao nosso trabalho e continuar servindo a sociedade com mais segurança”, destacou Fabiana.
Repórter Carol Cunha Fotografia Divulgação